Março Amarelo, Março Azul-marinho e Março Lilás: Conheça o significado de cada cor da campanha de Março.

Março Amarelo  Endometriose-

Trata-se de uma patologia crônica, ou seja, que não tem uma cura definitiva e as mulheres afetadas, infelizmente, irão conviver com ela pelo resto da vida. A doença em questão ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce em localização extrauterina, principalmente nos órgãos e nas estruturas da pelve feminina. Os sintomas podem vir como dor forte em forma de cólica durante o período menstrual; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento ao urinar e evacuar; fadiga; entre outros. Se a doença for confirmada, a paciente deverá iniciar o tratamento, que poderá variar de acordo com o estádio da doença. O tratamento é definido pela associação do resultado dos exames de imagem.

Março Azul-Marinho  Câncer de intestino ou colorretal – 

O Mês de Março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao câncer colorretal ou câncer de cólon e reto, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA. Este, origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do nosso trato digestivo e anterior ao ânus. A idade também aumenta a chance do aparecimento de tumores nessa região, sendo mais comum em pessoas acima de 50 anos. O câncer de cólon e reto é conhecido por ser silencioso, pelo seu crescimento ser lento e manifestar sinais e sintomas apenas quando o tumor está grande. Ficar atento a eles para a detecção precoce é essencial. Alguns sinais devem ligar o alerta: sangue nas fezes; mudança no hábito intestinal; dor ou desconforto abdominal, tipo cólica, com gases e associado ao inchaço abdominal; evacuações dolorosas; entre outros. A cirurgia é o principal caminho para que o tumor seja retirado, mas também há possibilidade de ser realizada radioterapia e quimioterapia, além do auxílio de medicamentos no tratamento. 

 Março Lilás  Câncer do colo do útero-

Março é um mês importante para as mulheres, não só pelo Dia Internacional da Mulher e tudo que este representa, mas também por ser o mês de conscientização sobre prevenção do câncer do colo do útero – quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é realizando o exame preventivo papanicolau, que deve ser feito de 3 em 3 anos, por todas as mulheres com idades acima de 25 anos e que possuem vida sexual ativa. Ainda é importante o uso de preservativos durante as relações sexuais e, principalmente, a vacina contra o HPV – disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina reduz em 70% a chance de desenvolvimento do câncer de colo do útero e em 90% das verrugas genitais, Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce as chances de cura são de 80% a 90%. Na maioria dos casos, os sintomas surgem apenas quando o câncer se encontra em um estágio mais avançado, por isso a prevenção precisa ser incentivada e esse é o objetivo do Março Lilás! 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support