8 de Março – Dia Internacional das Mulheres.

A Câmara de vereadores do município de Pingo D’Água/MG deseja à todas um Feliz dia das mulheres, em especial as nossas mulheres de Pingo D’Água, vocês que são tão importante para que esta cidade seja realmente completa.

Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU)em 1975. A data simboliza a luta das mulheres por igualdade e contra preconceitos, no sentido de elas equipararem-se aos homens em todos os setores da sociedade. Inicialmente, a data lembrava os embates por justiça salarial. Hoje simboliza a batalha das mulheres contra o machismo, a violência, o feminicídio entre outras causas.

Mulher na política

A primeira eleição com a participação feminina no Brasil foi realizada em 1933, no ano seguinte ao reconhecimento do direito de votar das mulheres pelo Código Eleitoral de 1932 há 90 anos atrás.

Em 1997, foi estabelecido pela Lei das Eleições a obrigatoriedade de ao menos 20% de candidaturas para cada sexo. A lei fixou em no mínimo 30% nas eleições posteriores. Já em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os partidos políticos destinem no mínimo 30% dos recursos do Fundo Partidário ao financiamento de campanhas das candidatas .

A Justiça Eleitoral tem adotado diversas medidas de incentivo à participação feminina na política, como ações afirmativas e recursos para campanhas. O futuro do País também é assunto de mulher, e por conta disso, é de extrema importância discussões sobre a representatividade feminina dentro do meio político e o combate a violência.